top of page
Logo da empresa.

Pessoas, Valores, Negócios & Marcas

  • Foto do escritorAlexandre Orion

Como tirar boas fotografias com o celular?

Atualizado: 6 de fev.


O mundo contemporâneo nos dá condições de ter a mão um recurso poderoso para a captação de momentos memoráveis, o smartphone, porém para que façamos fotografias que realmente sejam impactantes, que contem alguma história e principalmente transmita algum tipo de sentimento, é necessário que nos atentemos para alguns detalhes importantes na hora da nossa composição fotográfica.


Nesse artigo irei discorrer a respeito de como podemos melhorar nossa fotografia com o celular por meio de algumas “Regras” de Composição Fotográfica.



O que são “Composições Fotográficas”?


Composições fotográficas nada mais são que formas que enquadrar o seu objeto ou sua cena em alguns padrões que já são pré-estabelecidos e se provaram efetivos para transmitir algum tipo de mensagem. Aqui vão algumas dessas regras para que você possa tomar como ponto de partida e melhorar na sua fotografia:




1. Regra dos Terços


Essa técnica divide a imagem em nove partes iguais, usando duas linhas horizontais e duas verticais, posicionando elementos-chave nos pontos de interseção para criar composições visualmente equilibradas.













2. Linhas


Utilizando linhas visíveis ou imaginárias na foto, esta técnica guia o olhar do observador e cria dinamismo na composição, destacando padrões, movimentos ou direções que adicionam interesse à imagem.











3. Ponto de Fuga


Ao posicionar linhas convergentes em direção a um ponto central, o ponto de fuga, esta técnica proporciona profundidade e perspectiva à imagem, conduzindo o olhar do espectador para além da superfície plana da fotografia.










As “Regras” de Composições Fotográficas são um artifício utilizado principalmente para aqueles que estão começando na fotografia terem base de como um enquadramento pensado pode fazer diferença na hora de fazer alguma composição. Serão de excelente base para aqueles que buscam uma melhora na hora de tirar uma boa foto. Lembrando que a prática sempre será o seu melhor aliado na hora de realizar sua fotografia, então sempre que possível, pratique!



Como a fotografia pode ajudar o meu negócio?


A fotografia contribui para a valorização da marca e pode ser uma forte ferramenta de comunicação da empresa para o público, a imagem tem o poder de transcender as palavras, idiomas e transmitir aquilo que toca a alma do ser humano, e se feita de uma maneira consciente, é possível que você transmita exatamente aquilo que deseja sem ao menos dizer uma palavra, por meio da imagem.


Caso queira uma explicação mais profunda e mais dicas sobre como você pode extrair boas fotografias apenas utilizando o seu celular, clique no vídeo abaixo para assistir o nosso Arcaffo Class sobre fotografia com o celular.





Um grande abraço!




Logo reduzida (ff)

Arcaffo Serviços LTDA
CNPJ:  35.688.922/0001-18

Todos os Direitos Reservados

  • Instagram
  • Youtube
  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Behance
bottom of page